Artigo Acesso aberto

Memorizando genes: um jogo da memória para o ensino de genética mendeliana

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.10-034

ISSN

1988-7833

Autores

Raul de Lima Soares De Andrade, Michele Aparecida dos Santos Nóbrega,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, é abordada a importância da inovação pedagógica e aplicação de metodologias ativas no contexto educacional, com foco no ensino de genética mendeliana. Diante da persistência de abordagens tradicionais de ensino, propõe-se o desenvolvimento e avaliação de um jogo da memória como ferramenta educacional. Através de uma pesquisa bibliográfica, foram selecionadas 14 características genéticas para compor as cartas do jogo, abordando os conceitos de dominância completa, incompleta e codominância. O jogo foi aplicado a estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, e os resultados revelaram que a experiência foi bem recebida, proporcionando engajamento e promovendo a compreensão dos conteúdos. Os alunos demonstraram facilidade em compreender as regras do jogo e apreciaram a abordagem lúdica. Cartas relacionadas à codominância e dominância incompleta foram consideradas mais difíceis, ressaltando a complexidade desses conceitos. A flexibilidade do jogo foi apontada como positiva, permitindo sua adaptação a diferentes contextos educacionais, sugerindo sua aplicabilidade em níveis diversos de ensino, principalmente no ensino médio. O feedback dos participantes evidenciou o potencial do jogo como uma estratégia pedagógica para aprimorar a compreensão dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Portanto, o jogo da memória demonstrou ser uma ferramenta eficaz e atrativa para a abordagem de conceitos complexos de genética mendeliana, ressaltando a importância da utilização de metodologias ativas para melhorar a qualidade do ensino de biologia.

Referência(s)