Perspectiva sobre ser estudante jovem no assentamento areias do município de Tacaratu-PE: juventude rural como sujeitos de direitos
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n10-030
ISSN1696-8352
AutoresJosé Danilo Da Silva, Maria Elisângela Costa de Lima Batista, Rosicleide Araújo De Melo,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste trabalho foi realizado a partir da observação de um grupo de jovens estudantes localizado no Assentamento Areias, do munícipio de Tacaratu-PE. Sendo assim, partiu-se da inquietação acerca das percepções e expectativas no campo por esses discentes. Além disso, buscou-se compreender as experiências e percepções sobre ser estudante e viver no campo, bem como, problematizar as concepções sobre a vida no campo e o direito à educação e identificar as percepções e práticas relacionadas à manutenção da luta pela terra e cidadania dos jovens. Foi usada a abordagem qualitativa com análise aprofundada dos dados, dessa forma, foi necessário revisão bibliográfica em livros impressos, mas também artigos em sites. Também, foi necessário o uso de entrevista semiestruturada e observação direta para obtenção de dados relacionados ao estudo. Dessa forma, observamos que mesmo os jovens fazendo parte de um projeto de reforma agrária, a maioria pretende migrar para a área urbana, em busca de trabalho, principalmente educação. Diante desse cenário, percebe-se que a falta de uma educação específica que entenda a realidade desses sujeitos, acaba ocasionando no desconhecimento de suas realidades, não só, mas a falta de acesso aos outros direitos básicos, a exemplo, do trabalho, contribui para as frustações dessa juventude acerca da realidade campesina. Desse modo, este trabalho é fundamental para levantarmos o debate acerca da juventude rural como sujeitos de direitos.
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