
Análise sobre a saúde mental dos adolescentes do ensino médio integrado dos institutos federais
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n10-015
ISSN1989-4155
AutoresRogéria Fatima Madaloz, Joice Nara Rosa Silva, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Sirlei de Lourdes Lauxen,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a saúde mental em discentes de cursos técnicos integrados de institutos federais. Metodologia: Para alcançar os objetivos, a proposta de pesquisa parte de uma revisão de literatura e recorre às seguintes fontes de pesquisas: livros, capítulos de livros, teses, artigos de periódicos, relatórios internos, externos e setoriais, para qualificar a abordagem do tema. Resultados: Os resultados indicam que os discentes de cursos técnicos integrados apresentam uma prevalência significativa de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e estresse. Os principais fatores de risco identificados estão relacionados à carga de trabalho intensa, competição acadêmica, pressão por resultados, falta de suporte emocional e dificuldades na transição para a vida acadêmica e profissional. Além disso, os estudos destacam que a saúde mental dos discentes pode ser afetada por fatores socioeconômicos, como a falta de recursos financeiros, e fatores psicossociais, como a pressão familiar e a falta de tempo para atividades de lazer e descanso. Conclusão: Evidencia-se a importância de medidas de prevenção e intervenção para promover a saúde mental dos discentes de cursos técnicos integrados. Intervenções que visam reduzir o estigma em relação à saúde mental, fornecer suporte emocional e promover habilidades de enfrentamento saudáveis têm sido sugeridas como estratégias eficazes.
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