CIDADE DE BISSAU EM NO FUNDO DO CANTO, DE ODETE SEMEDO
2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/2316-3267.2023v12i2p32-51
ISSN2316-3267
AutoresAntonia Edivânia Lima da Silva Canja,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO presente trabalho tem por objetivo analisar seis poemas da obra No Fundo do Canto (2007) da poeta guineense Odete Semedo, intitulados “O teu mensageiro”, “O prenúncio dos trezentos e trinta e três dias”, “Quando tudo começou Bissau não quis acreditar”, “Perdidos, desnorteados”, “Bissau é um enigma”. O livro pode ser entendido como um épico da contemporaneidade, constituído pela voz feminina que apresenta diversas falas que compõe sua poesia. A pesquisa foi realizada em fontes bibliográficas e fundamenta-se na leitura crítica dos textos de Moema Parente Augel “Cantopoema do desassossego” (2003), posfácio ao livro No Fundo do Canto, e O Desafio do Escombro: nação, identidade e pós- colonialismo na literatura da Guiné Bissau (2007), no trabalho de Monaliza Rios Silva A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: O épico identitário de Odete Semedo (2010), na tese de doutorado da própria Maria Odete da Costa Soares Semedo As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura (2010) e estudos recentes sobre cidade através da obra Todas as cidades, a cidade (2008), de Renato Cordeiro Gomes. De modo geral, percebe-se que, na poesia de No Fundo do Canto, a voz lírica está voltada ao sentimento de como o país é apresentado e visto por seus filhos como terra fecunda e acolhedora remetendo-a a figura da mulher na sua capacidade de gerar e acolher uma nova vida dentro do seu ventre. Nesta perspectiva, Bissau é descrita como a terra que acolhe, protege e luta para que os seus não estejam desamparados e sozinhos diante do conflito militar armado que se levanta dentro da nação guineense.
Referência(s)