Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Indicadores de qualidade de um serviço de atenção domiciliar no nordeste do Brasil: estudo transversal

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.10-069

ISSN

1988-7833

Autores

Natália Oliveira, Ítalo Lennon Sales de Almeida, Ana Paula Agostinho Alencar, Ana Luiza Almeida De Lima, Maria Célia de Freitas, Rhanna Emanuela Lima Fontenele De Carvalho,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os indicadores de qualidade de um Serviço de Atenção Domiciliar de um município no Nordeste do Brasil. Estudo transversal de análise de prontuários de usuários atendidos entre dezembro de 2018 a dezembro de 2022. Foram coletados dados sobre o perfil epidemiológico, procedência, complexidade do cuidado e desfecho do paciente. A efetividade foi avaliada pelos indicadores de qualidade da atenção domiciliar definidos pelo Ministério da Saúde. O estudo incluiu 670 pacientes. Destes, 43 ainda estão em acompanhamento pelo Serviço de Atenção Domiciliar. A mediana de idade foi de 75 anos com tempo de permanência de 32 dias. Pacientes do sexo masculino 383 (57,24%), com diagnóstico médico de Acidente Vascular Encefálico 133 (19,85%) e perfil de complexidade de AD2 531 (79,36%) foram os mais prevalentes neste estudo. Os usuários apresentaram prevalência da complexidade do cuidado AD2 (79,35%), procedência pré-hospitalar 470 (70,12%) e alta para Atenção Domicilia 1 293 (46,72%). O tempo médio de permanência no serviço foi de 32 dias. A qualidade da assistência foi constatada por meio do maior número de admissões provenientes da demanda pré-hospitalar, pela procedência dos usuários e pelo percentual de altas, proporcionando maior rotatividade dos usuários no serviço.

Referência(s)