Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco

2023; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

ISSN

1983-3156

Autores

Maria Jacqueline da Silva, José Dilson Beserra Cavalcanti, Rochelande Felipe Rodrigues,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente artigo faz parte de uma dissertação, no formato multipaper, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste. Nosso objetivo foi analisar o organizador curricular de Matemática do currículo de referência para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais, no contexto da Educação Multisseriada do Campo da rede municipal de São Caetano-PE. Para alcançarmos esse objetivo, adotamos na metodologia a abordagem qualitativa de caráter documental e analisamos dados coletados no Currículo de Pernambuco e em outras fontes. Dentre os resultados obtidos nessa investigação, constatamos que o organizador do currículo de Matemática do currículo de referência é genérico e limitado quando se trata da inclusão de saberes matemáticos, não constando saberes do contexto escolar específico nem de outras culturas

Referência(s)