Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sobre a Formação de Professores e Pesquisadores em Educação Matemática: pontos para uma Agenda

2023; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2023v25i2p21-44

ISSN

1983-3156

Autores

Antônio Vicente Marafioti Garnica,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Registro integral da conferência de abertura do IX CIBEM (Congresso IberoAmericano de Educação Matemática), este artigo propõe três discussões para a integrar uma Agenda para a Educação Matemática, a saber: (a) a necessidade de redimensionar e ampliar objetos, enfoques, estratégias e abordagens metodológicas para o estudo acerca da formação de professores que ensinam Matemática; (b) a necessidade de dar maior atenção à perspectiva historiográfica, valorizando os estudos em História da Educação Matemática e incluindo essa perspectiva nas políticas educacionais; e (c) a possibilidade de incorporar a divulgação científica e projetos de popularização da Ciência entre os interesses do campo e, mais especificamente, nos Mestrados Profissionais que, com isso, teriam a oportunidade de reconfigurar e/ou cuidar com mais clareza de seus objetivos e intenções.

Referência(s)