Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Editorial Vol. 19, Nº 2

2022; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.16923/reb.v19i2.1023

ISSN

2318-8790

Autores

Vera Maria Treis Trindade, Gabriel Gerber Hornink,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A equipe da REB vem continuamente trabalhando para estimular a pesquisa em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, assim como, o desenvolvimento de práticas e demais atividades educacionais para o ensino básico e superior, o que foi de extrema importância nesse período da pandemia e que acabou refletindo no aumento da procura e do envio de artigos para a revista.Durante o fim do segundo semestre de 2021 e início de 2022 a equipe trabalhou para atualização do sistema da revista (open Journal System), buscando resolver problemas que estavam inviabilizando o fluxo de trabalho e o envio de novos artigos, sendo que o sistema encontra-se funcional e o fluxo de avaliações foi restabelecido.Em junho de 2021, a REB renovou chefia da editoria da revista, assumida pela profa. Dra. Vera Maria Treis Trindade, a qual atua no Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Destacamos que a professora Vera colabora na revista como parte da equipe editorial desde 2013 e desempenhou importante papel na consolidação e crescimento da revista.Além disso, no início de 2022 a revista atualizou o arquivo modelo da revista, incluindo a atualização da estrutura dos artigos por seção. O novo modelo traz instruções mais claras, alterações no layout, além do uso de estilos para as páginas e texto (arquivo modelo).Destacamos, também, a atualização da política editorial, a qual indica o limite de até 6 autores, salvo por solicitação e autorização dos editores (toda submissão deve vir acompanhada de carta ao editor, indicando-se a atuação de cada autor no trabalho do artigo). Além disso, incluiu-se a obrigatoriedade de haver, pelo menos, um dos autores com graduação completa.O segundo número volume 19 da Revista de Ensino de Bioquímica é constituído por quatro artigos, distribuídos nas seções: “Pesquisa em Ensino” e “REB na Escola”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há dois trabalhos, sendo que um investigou as concepções de alunos de graduação e pós-graduação sobre membranas biológicas e seus conhecimentos sobre os modelos que evoluíram ao longo da história recente das Ciências Biológicas. O outro trabalho envolveu uma avaliação de imagens inseridas no conteúdo de Bioquímica, para os temas de transcrição e tradução, das coleções dos livros didáticos do ensino médio. A partir das análises apresentadas há a sugestão para que os professores selecionem representações visuais que favoreçam o processamento cognitivo e que tenham a capacidade de diminuir a abstração, facilitar a interpretação e aprendizagem dos processos pertinentes à síntese proteica.Na seção “REB na Escola” o primeiro artigo se refere à elaboração de um livreto didático intitulado “Bioquímica da vida”, o qual apresenta uma série de textos e palavras-cruzadas que facilitam a compreensão de conteúdos de Bioquímica, inseridos nas disciplinas de Biologia e Ciências do ensino médio e Ensino Fundamental, respectivamente.O segundo artigo relata o desenvolvimento do “Projeto Ciência na Escola” durante o período de 2014 a 2019, com alunos do 2º a 4º anos do ensino fundamental de escolas públicas, de um município do oeste paranaense. As atividades contaram com a participação de estudantes universitários da região e consistiram em feira de ciências, filmes, etc, onde ludicamente foram apresentadas condutas de higiene e saúde, noções de anatomia, imunologia. Esperamos que os trabalhos deste número colaborem com a prática docente e que estimulem os leitores a compartilharem suas experiências em Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas.Atenciosamente,Profa. Dra. Vera T. TrindadeUFRGSEditora-chefeProf. Dr Gabriel G. HorninkUnifal-MGCo-editor

Referência(s)
Altmetric
PlumX