Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho motor de crianças com chá durante o teste TGMD-3

2023; FEADEF; Volume: 51; Linguagem: Português

10.47197/retos.v51.100341

ISSN

1988-2041

Autores

Karina Santos Guedes de Sá, José Irineu Gorla, Rodrigo Takashi de Queiroz Honda, Caio Vinícius Ribeiro, Letícia Tavares Faustino, Flávio Henrique Corrêa, Carolina Lourenço Reis Quedas,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Introdução: Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar déficits na coordenação motora e identificar essas alterações com antecedência permite traçar programas de intervenção precoce. Objetivo: Avaliar os aspectos motores de crianças com diagnóstico de TEA por meio do teste TGMD-3. Métodos: Foi realizada uma pesquisa observacional transversal em que a coordenação motora de crianças com TEA foi avaliada por meio do teste TGMD-3. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a normalidade dos dados. A estatística descritiva foi realizada por meio de média e desvio padrão. O teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar diferenças entre habilidades de locomoção e habilidades com bola e entre meninos e meninas. As estatísticas foram realizadas usando o software R-Studio. O valor de significância adotado foi de p = 0,05. Resultados: Participaram do estudo 56 crianças com relato de TEA (6,59 ± 2,4 anos), que realizaram as tarefas do TGMD-3 e a maioria apresentou atraso ou comprometimento da coordenação motora. Além disso, as meninas apresentam resultados um pouco melhores quando comparadas aos meninos. Conclusão: Crianças com TEA apresentaram atraso ou prejuízo na coordenação motora e as meninas tiveram resultados ligeiramente melhores que os meninos. A avaliação da coordenação motora infantil permite traçar intervenções precoces, minimizando os impactos negativos na coordenação motora. Palavras-chave: Avaliação motora. Crianças. Distúrbios do neurodesenvolvimento.

Referência(s)
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