Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A COMPUTAÇÃO NA NUVEM E O B-LEARNING

2023; Volume: 3; Issue: 10 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n10-044

ISSN

2764-7757

Autores

Eduardo Martins Morgado, Carla Gonçalves Távora,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O trabalho aponta dados específicos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em um projeto educacional intitulado a “Escola na Nuvem” em benefício da educação superior da população do Brasil em tempos de pandemia. O projeto surgiu devido a um documentário intitulado “A construção da Escola na Nuvem” cujo autor é o professor indiano Sugata Mitra (2013) que relata sua experiência com crianças na região pobre da Índia sem acesso a computadores e internet, onde demonstraram aprender coletivamente e individualmente a função do computador, além de resolverem grandes questões propostas por seus mediadores, independendo o nível de dificuldades. A pesquisa predominou-se em desenvolver um estudo documental para a exibição de uma possível solução de melhoria na educação no Brasil em tempos de pandemia, atendendo todas as áreas sem e com acesso à internet, resultando em uma completa inclusão digital e interação humano-computador. A proposta é construir uma “Escola na Nuvem” proporcionando um Ambiente de Aprendizagem Auto-Organizado (AAAO) em conjunto da “Nuvem das Avós” utilizando a modalidade b-learning ou ensino hibrido como uma ferramenta alternativa para modernizar a aprendizagem digital da Educação a Distância (EAD) e aumentando o desempenho e produtividade na formação profissional. Portanto, é primordial a dedicação e colaboração dos professores e alunos para uma implementação de sucesso com o novo programa do professor Sugata Mitra, evitando que ocorra alguma exclusão acadêmica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX