Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vestígios, fotografia e memória em Um copo de cólera, de Raduan Nassar

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 41 Linguagem: Português

10.5902/1679849x70234

ISSN

1679-849X

Autores

S. M. Melo, Sabrina Sedlmayer,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

A partir da análise do capítulo “O esporro” da novela Um copo de cólera (1978), de Raduan Nassar, propõe-se uma reflexão sobre o instante em que o narrador-personagem, o chacareiro, aparenta dar-se por vencido após um violento embate verbal e físico com sua companheira, a jornalista. O personagem, em sua prostração, rememora uma fotografia familiar antiga, concentrando-se na imagem da matriarca e nas lições passadas por ela. A hipótese é a de que o rastro que a memória fotográfica lhe proporciona suscita ao chacareiro uma experiência aurática de um passado sem arestas. Foram resgatadas para o desenvolvimento crítico deste trabalho principalmente os conceitos benjaminianos de aura e rastro; as Teses VI e VII de Sobre o conceito de História (1940), conforme apresentadas por Löwy (2005) em “Aviso de incêndio”; e as contribuições dadas por Janz (2012), Gagnebin (2014) e Barthes (1984).

Referência(s)
Altmetric
PlumX