Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre o dramático e o épico: o herói negativo e as hibridizações estéticas na teledramaturgia de Dias Gomes nos anos 1970

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 7 Linguagem: Português

10.5902/1679849x75237

ISSN

1679-849X

Autores

Igor Sacramento,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo analisa as hibridizações de diferentes matrizes estéticas nas telenovelas assinadas por Dias Gomes na década de 1970 que contaram com um herói negativo como protagonista: Bandeira 2, O Bem-Amado e Sinal de Alerta. Tucão, Odorico e Tião são figuras com condutas reprimíveis, que podem provocar estranhamento e indignação, mas também são simpáticas, cômicas e promovem identificação. Essa ambiguidade na construção remonta a um conjunto diverso de estéticas dramatúrgicas: a comédia de costumes, o teatro épico brechtiano, a tragédia, o melodrama, a farsa, a paródia e a sátira. No contexto da ditadura militar, Dias Gomes procurou dar continuidade na televisão ao projeto de constituição de um teatro político e popular, que foi consolidado nos anos 1960. Se, por um lado, essas mesclas correspondiam à plataforma político-cultural pecebista para a construção de uma “frente ampla” de resistência à ditadura e de crítica à modernização conservadora, por outro, contribuíram para a modernização da teledramaturgia nacional.

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