Educação infantil: contribuições dos contos de fadas no processo de ensino aprendizagem
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.10-113
ISSN1988-7833
AutoresMagnólia Maria Oliveira Costa, Francisco Ari de Andrade, Josy Kelly Abreu Bezerra Moura,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições dos contos de fadas no processo de aprendizagem de crianças na Educação Infantil, vista como é o primeiro contato da criança com a experiência escolar. Essa etapa propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Tem como objetivo principal; apresentar as contribuições que os contos de fadas abrolham ao processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Durante o estudo se faz necessário uma revisão de literatura para e delimitamos como objetivos específicos: Mostrar a origem e consolidação dos contos ao longo dos anos; especificar a relação dos contos de fadas com o processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil à luz de vários pesquisadores, que darão suporte e posteriormente relacionarão com o estudo prático. O processo metodológico se configura uma revisão literária. Um outro momento da pesquisa foi em campo, efetivado em uma escola pública da cidade de Aracati/Ceará, com alunos do Infantil V. Nesta etapa foi relatado uma vivência pedagógica, expondo passo a passo da ação didática para melhor favorecer os escritos e os resultados da análise. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: os contos de fadas estão deixando de fazer parte na vida das crianças por causa do uso de outros atrativos, em especial jogos eletrônicos; a utilização dos contos de fadas por parte de pais e professores tem levado a aquisição de saberes e desenvolvimento de habilidades nos alunos e contadores; o vínculo harmonioso entre os envolvidos se consolidaram, e as ações didáticas planejadas passaram a ser ainda mais valorizadas pelos educandos, com o principal fim que é a aprendizagem. Por fim, a análise teoria e prática se confirmaram durante a pesquisa e atingiram o objetivo proposto.
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