Artigo Acesso aberto

Educação infantil: contribuições dos contos de fadas no processo de ensino aprendizagem

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.10-113

ISSN

1988-7833

Autores

Magnólia Maria Oliveira Costa, Francisco Ari de Andrade, Josy Kelly Abreu Bezerra Moura,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições dos contos de fadas no processo de aprendizagem de crianças na Educação Infantil, vista como é o primeiro contato da criança com a experiência escolar. Essa etapa propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Tem como objetivo principal; apresentar as contribuições que os contos de fadas abrolham ao processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Durante o estudo se faz necessário uma revisão de literatura para e delimitamos como objetivos específicos: Mostrar a origem e consolidação dos contos ao longo dos anos; especificar a relação dos contos de fadas com o processo de ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil à luz de vários pesquisadores, que darão suporte e posteriormente relacionarão com o estudo prático. O processo metodológico se configura uma revisão literária. Um outro momento da pesquisa foi em campo, efetivado em uma escola pública da cidade de Aracati/Ceará, com alunos do Infantil V. Nesta etapa foi relatado uma vivência pedagógica, expondo passo a passo da ação didática para melhor favorecer os escritos e os resultados da análise. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: os contos de fadas estão deixando de fazer parte na vida das crianças por causa do uso de outros atrativos, em especial jogos eletrônicos; a utilização dos contos de fadas por parte de pais e professores tem levado a aquisição de saberes e desenvolvimento de habilidades nos alunos e contadores; o vínculo harmonioso entre os envolvidos se consolidaram, e as ações didáticas planejadas passaram a ser ainda mais valorizadas pelos educandos, com o principal fim que é a aprendizagem. Por fim, a análise teoria e prática se confirmaram durante a pesquisa e atingiram o objetivo proposto.

Referência(s)