Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa

2023; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v24.2024.e306

ISSN

2238-0094

Autores

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.

Referência(s)