Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A edição brasileira do Methodo Zaba (1870) e seus usos escolares na Bahia

2023; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v24.2024.e303

ISSN

2238-0094

Autores

Carollina Carvalho Ramos de Lima,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Neste artigo, investigo a materialidade da edição brasileira do Methodo Zaba (1870), de autoria do polonês Napoleão Félix Zaba (1803-1885), buscando desvelar relações com práticas escolares observáveis nos registros produzidos, em 1871, por dois professores do ensino público baiano: José Lourenço Ferreira Cajaty e João Theodoro Araponga. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica e documental e entendendo o impresso como objeto cultural complexo (Chartier, 1991, 1998) e produto da indústria escolar (Meda, 2015), no texto, apresento as caraterísticas formais e o conteúdo do material didático e, depois, exploro a materialidade do método à luz do fazer docente e da cultura escolar, reconhecendo possíveis usos e apropriações nos relatos de Cajaty e Araponga, com o intuito de demonstrar que conhecimentos e métodos de ensino são reelaborados e reinventados por meio das experiências e práticas pedagógicas (Schueler, 2005), bem como se revelam nas interações dos indivíduos com o mundo em sua forma material (Vidal, 2006).

Referência(s)