
Aspectos socioeconômicos de uma agroindústria familiar
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.10-148
ISSN1988-7833
AutoresJurandy Gomes De Aquino, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA expansão da agricultura familiar criou novas alternativas de renda para as famílias, dentre estas alternativas a que vem merecendo maior destaque é a instalação de agroindústria familiar rural, este tipo de empreendimento agrega valor aos produtos da propriedade e valoriza os conhecimentos locais. Também permite ao agricultor manter outras atividades da propriedade além de ocupar a mão-de-obra local em períodos de entressafra. O objetivo deste estudo foi verificar as principais influências socioeconômicas decorrentes da instalação da agroindústria Pimenta Dourada no assentamento Dourada, no município de Viçosa, Estado de Alagoas, nordeste do Brasil. Este trabalho utilizou-se de uma abordagem qualitativa e classifica-se quanto aos objetivos como pesquisa descritiva e estudo de caso. Os dados primários foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada com membros da agroindústria. Cultivando pimenta para venda no mercado local, os agricultores foram surpreendidos quando os compradores resolveram parar de comprar o produto “in natura”. Com um grande estoque armazenado sem ter comprador, os assentados resolveram produzir de forma artesanal molho de pimenta para vender nos chamados circuitos curtos de comercialização. Foi o inicio da instalação da agroindústria Pimenta Dourada. Na agroindústria todos os membros da família estão envolvidos em alguma etapa do processo produtivo, desde o plantio, colheita, processamento, embalagem, gestão e comercialização. A instalação da agroindústria agregou valor ao produto agrícola, melhorou a renda das famílias e ofereceu novas oportunidades de emprego para a comunidade sendo considerada pelos agricultores como uma conquista importante para o assentamento.
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