Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Elaboração de jogos como recursos didáticos para o ensino de Biologia

2023; National Pedagogic University; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.17227/bio-grafia.vol.16.num31-19849

ISSN

2619-3531

Autores

Kelly Pinheiro dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre como a elaboração de jogos didáticos podem permitir melhor apreensão dos conteúdos e estimular não somente o lado cognitivo, mas também, o socioemocional, uma vez que avivam e favorecem o aprendizado dos discentes e o processo de socialização. Participaram desta atividade alunos do 1ºano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz, ES. Foram apresentados 18 jogos, havendo 6 jogos diferenciados os quais foram: jogo da memória, tabuleiro, bingo, twister celular, RPG de mesa e quiz celular. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação dos recursos didáticos e confirmaram a importância da utilização destes, para auxiliar o ensino. Percebeu-se um maior questionamento dos alunos, sobre o conteúdo ministrado e que a aplicação destes recursos dinamiza mais o processo de ensino aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX