
Permanência e êxito de mulheres na EJA-EPT: possibilidades e desafios do IFRS
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 7; Linguagem: Português
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14053
ISSN2447-9373
AutoresMaria Cristina Caminha de Castilhos França, Clarice Monteiro Escott, Lucília Regina de Souza Machado,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo resulta de uma pesquisa coordenada por docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e discute a inclusão de mulheres em processo de retorno à vida escolar à luz do Plano Estratégico de Permanência e Êxito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (PEPE/IFRS). Com vistas à qualificação para a inserção no mercado de trabalho, a busca por melhores condições de vida e a expectativa de projetos de realização pessoal, o retorno aos bancos escolares não as exime de se depararem com as determinações sociais de gênero e os obstáculos decorrentes, que se reproduzem também no plano acadêmico. O propósito deste artigo é a análise das implicações das determinações sociais de gênero com respeito à permanência e êxito das estudantes, que retomam os estudos em cursos profissionais, especificamente, na modalidade EJA-EPT. Contudo, compreende-se indissociável refletir sobre a permanência sem identificar as causas da evasão, pensar sobre o êxito sem delinear os espaços escolares que sustentam a retenção e reconhecer que ambos, evasão e reprovação, são os pilares do fracasso escolar. Os dados que sustentam a referida análise estão disponíveis no Observatório de Permanência e Êxito do IFRS e, por meio dos indicadores classificados como fatores individuais, fatores internos à instituição, e os fatores externos à instituição tornam centrais as categorias de gênero e de classe, as quais refletem a profunda desigualdade social e de acesso aos bens sociais. Os resultados da análise acenam à necessidade de prevenção sobre os sinais de possíveis evasões e exigem estratégias que incidam sobre cada um dos fatores indicados e na complexidade que envolve a relação entre os fatores. As medidas devem ser capazes de viabilizarem a permanência das mulheres, considerando o contexto que compreende as condições socioeconômicas, horários incompatíveis de aulas e trabalho, dificuldades de aprendizagem, entre outros.
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