Artigo Acesso aberto

A influência da desinformação no consumo de carne suína no Brasil

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34188/bjaerv6n4-007

ISSN

2595-573X

Autores

Reizane Rocha de Jesus, Gilmara da Silva Miranda, Simone Bento da Silva, Reinaldo Silva Brandão, Victor Gabriel Souza de Almeida, Ana Lúcia Almeida Santana,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

A carne suína é a segunda mais consumida no mundo. Países como China, União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos lideram o ranking e juntos são responsáveis por 78,46% da produção global. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking global, grande parte do que é produzido tem destino internacional, sendo a região Sul a maior produtora e exportadora. Observa-se que o consumo da carne suína no Brasil, principalmente em algumas regiões do país, ainda é baixo e isso deve-se a fatores relacionados ao desconhecimento da qualidade da carne suína, bem como sobre a forma como esses animais são criados. Este trabalho é uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi discorrer sobre o consumo de carne suína no Brasil, com abordagem dos principais fatores que contribuem para o baixo consumo dessa proteína e esclarecimento acerca da sua qualidade nutricional. A partir dos trabalhos explorados nesta revisão bibliográfica, observou-se que o perfil dos entrevistados é de consumidor de carne bovina, prioritariamente, seguido da carne de aves e então da carne suína, a qual está na mesa do consumidor esporadicamente ou em datas festivas. Diversos são os motivos que levam ao baixo consumo da carne suína, mas destaca-se aqui questões como “alto teor de colesterol”, “risco à saúde” e “menos saudável”, e também questões religiosas. Notou-se ainda que, dentre as regiões do Brasil, Sul e Sudeste detém maior índice de consumo; e, dentre os cortes comerciais preferidos pelos consumidores estão bisteca, pernil e lombo. Apesar dos avanços tecnológicos ocorridos no processo de produção da carne suína, conceitos errôneos ainda permeiam o entendimento do consumidor, os quais impedem as pessoas de acrescentarem a carne suína à mesa e não somente em datas festivas.

Referência(s)