Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicativos de orientação para a produção textual

2023; Instituto Federal de Educação; Volume: 9; Issue: jan./dez. Linguagem: Português

10.31417/educitec.v9.2190

ISSN

2446-774X

Autores

Meriângela Sales Rodrigues, Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino, Geam Karlo-Gomes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto apresenta a avaliação de aplicativos digitais para o ensino da produção textual a partir das fundamentações da aprendizagem móvel – m-learning. Por meio de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e método comparativo, analisam-se recursos digitais, resenhas dos usuários, padrões de avaliação, critérios de qualidade e atributos de qualidade pedagógica e de atualização do conhecimento de três aplicativos de orientação de produção textual: Manual de Redação; Manual para Redação: Gêneros Textuais; e Manual de Redação Oficial. Com base nos critérios de avaliação aplicados, foi possível identificar que os três Apps não atendem integralmente a todos os critérios de qualidade interna e externa, de qualidade pedagógica e atualização de conhecimento, mas apresentam vários critérios que podem favorecer estratégias de aprendizagem móvel.

Referência(s)