
Práticas de sensibilização ambiental no Ensino Infantil usando a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis Expansa)
2023; Instituto Federal de Educação; Volume: 9; Issue: jan./dez. Linguagem: Português
10.31417/educitec.v9.2183
ISSN2446-774X
AutoresFabrícia Souza da Silva, Augusto Fachín Terán, Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Lívia Amanda de Andrade Aguiar,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoDesenvolver práticas de sensibilização ambiental na formação de pequenos estudantes é essencial para despertar o interesse para as problemáticas ambientais. O objetivo da proposta apresentada foi sensibilizar crianças pequenas da Educação Infantil sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) para o ecossistema aquático amazônico. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, participante, tendo como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil localizados na Zona Norte de Manaus e o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (CEQUA). Os sujeitos participantes foram 20 (vinte) crianças do segundo período da Educação Infantil. A técnica utilizada para produzir os dados foi a sequência didática, estruturada em oficinas de sensibilização ambiental. Os dados foram interpretados e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam que trabalhar a sensibilização ambiental nas séries iniciais da educação básica é essencial para formar nas crianças uma consciência ecológica, possibilitando mudanças de hábitos e atitudes. Através da sequência didática, conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia, bem como alertar sobre outros problemas ambientais, como a poluição dos rios, a caça predatória e ameaça de extinção de outras espécies da fauna amazônica.
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