Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caveiras-berrantes: performance e profecia em "Era uma vez Brasília" (2017)

2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.201700

ISSN

2525-3123

Autores

João Paulo de Freitas Campos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este ensaio pretende analisar as encenações do filme Era uma vez Brasília (2017), do cineasta brasileiro Adirley Queirós, a partir de teorias da performance e da noção de teatro épico de Bertolt Brecht. A obra mistura documentário e ficção científica para apresentar uma narrativa fragmentada que se desenvolve a partir de interrupções e saltos. Por meio da elaboração de atmosferas soturnas e experimentos de performance entre Ceilândia e Brasília, o filme procura refletir e dar corpo à derrota política expressada pelo golpe de estado de 2016 que retirou Dilma Rousseff do poder da perspectiva de sujeitos periféricos do Distrito Federal do Brasil. Por fim, esta obra nos revela um gesto profético que prenuncia um futuro de terror, morte e cárcere no Brasil.

Referência(s)