Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINANDO A DAR NOTÍCIAS RUINS: O USO DO OSCE NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA

2023; Elsevier BV; Volume: 45; Linguagem: Português

10.1016/j.htct.2023.09.1737

ISSN

2531-1387

Autores

LFB Botelho, LGF Lima,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Um dos maiores desafios do jovem médico é criar a habilidade de comunicação de más notícias. A hematologia, por lidar com patologias de natureza maligna e com prognóstico reservado, é uma disciplina onde esta habilidade pode ser explorada. O exame clínico objetivo e estruturado (OSCE) é uma ferramenta extremamente útil para trabalhar essas questões com os alunos de graduação em medicina. O OSCE foi aplicado para os alunos regularmente matriculados na disciplina de hematologia da UFPB no período letivo de 2022.2. A questão relatava o caso clínico de um engenheiro de 34 anos que apresentava adenomegalias cuja biopsia revelava ser um linfoma folicular. O paciente era interpretado por uma ator treinado e o aluno assumia o papel do médico. O aluno tinha que informar o diagnóstico e responder as perguntas do paciente, dentre elas se a doença tinha cura. Cada aluno tinha 10 minutos para completar a questão e eram avaliados pelo professor da disciplina. Cinquenta alunos participaram do OSCE, apenas 20 (40%) conseguiram informar o diagnóstico de forma correta, com 12 (24%) não informando da natureza maligna da doença. Um total de cinco alunos (10%) souberam informar de forma precisa sobre a curabilidade da doença e apenas um aluno (2%) conseguiu completar a questão. Durante o curso de graduação de medicina faltam oportunidades para se trabalhar a comunicação de más notícias. Mais da metade dos estudantes não souberam informar o diagnóstico de forma correta por usarem de expressões como "doença do sangue" ao invés de serem precisos no nome e na natureza da doença. A vasta maioria hesitou em informar que a doença não tem cura optando por desviar da pergunta. Também foi perceptível que a maioria não encarou o paciente nos olhos e não soube consolar o paciente. Embora o fato de estar sendo avaliado seja um fator que pode afetar o desempenho do aluno, o baixo desempenho global alerta para que iniciativas que reforcem as habilidades de comunicação sejam implementadas nos cursos de medicina. A disciplina de hematologia é uma oportunidades de trabalhar a habilidade de comunicação dos estudantes de medicina podendo ser as avaliações do tipo OSCE uma ferramenta útil.

Referência(s)