Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ADESÃO AO PROJETO JUNHO VERMELHO PELA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL SANTA CASA DE BARRA DO PIRAÍ

2023; Elsevier BV; Volume: 45; Linguagem: Português

10.1016/j.htct.2023.09.1240

ISSN

2531-1387

Autores

LT Silva, Gabriella Rennisy de Sousa Silva, MO Souza,

Tópico(s)

Blood donation and transfusion practices

Resumo

Casa de Caridade Santa Rita de Cássia foi fundada no ano de 1966 e fica localizada no Municípiode Barra do Piraí. Apresenta os seguintes leitos: unidade de emergência contendo Salas Amarela e Vermelha e laboratório próprio, Clinica Médica Feminina e Masculina contendo 13 leitos, Centro Cirúrgico, 08 Quartos para internações particulares e UTI contendo 07 leitos. A instituição ainda contacom uma clínica para pacientes renais (CNBP – Clínica de Nefrologia de Barra do Piraí) que fica noprédio dentro do espaço da Casa de Caridade Santa Rita e que também conta com as transfusõesrealizadas pela Agência Transfusional da Santa Casa em funcionamento e expansão de serviços emconformidade com a Vigilância Sanitária. Possuimos um fluxo mensal de 80 a 160 transfusôes mensais. A campanha junho vermelho foi instituída nessa unidade pela primeira vez no ano de 2023 baseado nofato que é comemorado em 14 de junho o dia mundial do doador de sangue, mas também por outrosmotivos e por ser considerado o pior mês para doação de sangue seguidos dos meses julho e agostodevido à diversos fatores como frio, férias escolares e de trabalho, doenças respiratórias e que é um mêsem que as pessoas costumam sair pouco de casa. Percebemos a necessidade de aderir á campanha junho vermelho criada pelo Ministério da Saúde no ano de 2015 com objetivo de aumentar o númerode doadores nos hemocentros principalamente no Núcleo de Hemoterapia de Vasouuras que é o núcleofornecedor de hemocomponentes para Santa Casa de Barra do Piraí. A Camapanha foi fundamental para reforçar na sociedade a importânia da doação,é uma forma de sensibilizar as pessoas, além deestimular quem já doou em algum momento e a se lembrar da importância de retornar a relização dasdoações de sangue. Neste período muitas pessoas são estimuladas a realizarem sua primeiradoação.Sabemos que todos os dias acontecem diversas situações que se fazem necessário o uso debolsas de sangue como pacientes que precisam de transfusão devido à cirurgias, queimaduras, doenças hematológicas como leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte doseu tratamento. O apoio e incentivo à esse movimento no município de Barra do Piraí para que maispessoas possam através de informações e educação em saúde possam ser tornar doadores voluntáriosde sangue. O mês de junho também foi escolhido estratégicamente para conscientizar a populaçãoporque a consciência é o primeiro passo para que a doação se torne uma atitude mais frequente porparte da população no mês onde os estoques ficam mais críticos. É necessário tornar o assuntocorriqueiro,cada vez mais presente nas rodas de amigos e familiares, assim como nas empresas. O alcance das informações proporcionadas pela campanha junho vermelho busca incentivar e aumentar onúmero de doações dentro das empresas é de interesse e prioridade do RH participar com incentivos doscolaboradores para que possa exercer a cidadania.Desse modo, adesão ao projeto junho vermelho semostrou relevante pois o mês considerado como o pior do ano tivemos sucesso em doações cerca de100 doadores aptos que resultou num aumento inesperado do estoque de hemocomponentes onde o Núcleo de Hemoterapia fornecedor pode ter suas atividades e demandas atentidas com tranquilidade esucesso e também distribuir aos outros municípios que também necessita desse serviço contribuindo ecolaborando para o sucesso dos tratamentos dos pacientes assim como salvando vidas .

Referência(s)