Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PESQUISA E DOCÊNCIA: A EDUCAÇÃO BÁSICA RURAL NO MUNICÍPIO DE TAQUARANA/AL

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n10-100

ISSN

1981-223X

Autores

José Barbosa Costa, Pedro Antônio Gomes de Melo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Na contemporaneidade, surge o reconhecimento de que as pessoas locadas na zona rural, têm direito a uma educação de qualidade, diferente daquelas que vivem na zona urbana e periferias das cidades. Neste contexto, ao pensarmos sobre a relação da pesquisa com a prática docente no âmbito da Educação do Campo, identificamos alguns pontos divergentes entre as ideias propostas na literatura especializada, sobretudo com relação à prática de pesquisa pelo professor e a realidade por ele vivenciada em seu cotidiano escolar. Sob esse viés, este artigo tem como objetivo pensar a formação do professor-pesquisador que atua na Educação Básica Rural no município de Taquarana/AL, apresentando uma reflexão teórico-pedagógica sobre as atividades deste profissional, tendo a escola como foco de pesquisa. O itinerário teórico-metodológico que embasou nosso estudo, sinaliza concepções profícuas sobre o elo pesquisa/docência na visão de autores como: Anderson (1998); André (2013), Bagno (1998); Demo (1992, 2011); Fazenda (2000); Freire (2000); (GOLDENBERG, 2004) ;(HAGE, 2010); Imbernon (2009); (LOUZADA 2018); Ludke (2002), (MARCELO 2009); Morosini (2000); Pinsky (2005), Severino (2007); Zabalza (2004), entre outros. Como conclusão dessa reflexão, destacamos a relevância dessa problematização acerca das relações que se imbricam entre o professor do ensino básico e a investigação científica dentro de uma realidade contemporânea à medida em que propomos o ato de pesquisar aliado à teoria e à prática docente do professor da escola básica. Os resultados apontaram para que Taquarana apresenta grandes desafios para a educação básica rural, relacionados ao acesso à infraestrutura, equipamentos, profissionais qualificados, abordagens pedagógicas inclusivas, programas de apoio ao ensino e assim por diante. Essas questões estão inseridas em um contexto de desigualdade regional, desenvolvimento desigual entre as populações da zona urbana e rural, apresentando uma simetria muito lenta nos índices de aprovação nos exames de avaliação obrigatórios e, o interesse dos alunos no processo educativo, especialmente na comunidade rural, torna-se preocupante uma elevada simetria no campo de aprendizados de novos conhecimentos científicos.

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