Ética profissional e bioética: contribuições do ensino de homeopatia e fitoterapia em liga estudantil de medicina para o desenvolvimento de humanidades e competência cultural
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n10-077
ISSN2525-8761
AutoresFelipe Freire Souza Silva, Patrícia Guimarães Musmanno, Fábio de Almeida Bolognani, Cláudia Correia Gorini, Janete Vieira de Moura Freitas, Alexandre dos Santos Pyrrho, Celso Luiz Salgueiro Lage, Márcia Cristina Braga Nunes Varricchio,
Tópico(s)Ethics in medical practice
ResumoO presente artigo recupera a presença e a trajetória da Homeopatia ao longo de 20 anos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, cujos resultados baseados em evidências, geraram ações que cooperaram com o desenvolvimento da percepção dos alunos e demais profissionais sobre sua participação no bem-estar, ética ambiental e sustentabilidade. O percurso foca a relevância de pesquisa básica, além de atenção e assistência clínica, enquanto estratégias para a difusão do ensino no centro universitário enquanto especialidade médica. Também visando ao incremento qualitativo de sua percepção quanto à sua eficiência, enquanto terapêutica complementar, em ambulatório-escola do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFASE-FMP e no Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Geral Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro.
Referência(s)