
DO AFRO À ÁLGEBRA: um estudo da trança nagô
2023; Volume: 5; Linguagem: Português
10.55928/acervo.2675-2646.2023.5.115
ISSN2675-2646
AutoresJoice Caroline de Jesus Marques, Lenira Pereira da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste texto é apresentar um extrato de uma pesquisa realizada em 2021 como trabalho de conclusão de curso, que relaciona elementos de Álgebra de matrizes com o ato de executar a trança afro nagô. O problema que norteou o estudo foi: Qual o tipo de Álgebra existente no processo de trançar cabelos? Trata-se de um estudo qualitativo bibliográfico e experimental com abordagem Etnomatemática. Ele é fundamentado principalmente nos teóricos D’Ambrosio (1998, 2005, 2019) e Gerdes (2012), reconhecidos como grandes nomes da etnomatemática, sendo consideradas, também, as contribuições de Santos (2013), que relaciona o uso das tranças africanas com a geometria, entre outros conceitos matemáticos. Como resultado, identificamos a álgebra das matrizes com a utilização da divisão, adição e translação na construção de uma trança nagô e apresentamos um fragmento de um infográfico ilustrando e resumindo esse processo.
Referência(s)