Artigo Acesso aberto Produção Nacional

"ENGAJAMENTO MIDIÁTICO ATRAVÉS DAS CONTROVÉRSIAS ENTRE FÃS: UM ESTUDO DA LIVE DE IVETE E CLÁUDIA NO CARNAVAL DA PANDEMIA"

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.53450/2179-1465.rg.2023v14i2p126-144

ISSN

2179-1465

Autores

Carla Montuori Fernandes, Clarice Greco, Pedro Farnese,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as interações dos fãs das cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte na rede social Twitter durante a transmissão da live realizada no carnaval de 2021. Através da metodologia de análise de conteúdo, foi possível detectar categorias temáticas que se configuraram a partir de elogios e controvérsias, utilizando de argumentos lógicos e emocionais para tentar obter maior adesão – ou seja, poder – dentro de uma comunidade discursiva. Foi possível inferir que estas estratégias, ainda que sejam estabelecidas para atender a uma lógica de mercado e expor marcas e outras diversas formas de publicidade, também funcionam como espaço de manifestação de dois fandoms que por momentos se unem e, por outros, criam disputas imaginadas entre as duas cantoras.

Referência(s)
Altmetric
PlumX