
"ENGAJAMENTO MIDIÁTICO ATRAVÉS DAS CONTROVÉRSIAS ENTRE FÃS: UM ESTUDO DA LIVE DE IVETE E CLÁUDIA NO CARNAVAL DA PANDEMIA"
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.53450/2179-1465.rg.2023v14i2p126-144
ISSN2179-1465
AutoresCarla Montuori Fernandes, Clarice Greco, Pedro Farnese,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre as interações dos fãs das cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte na rede social Twitter durante a transmissão da live realizada no carnaval de 2021. Através da metodologia de análise de conteúdo, foi possível detectar categorias temáticas que se configuraram a partir de elogios e controvérsias, utilizando de argumentos lógicos e emocionais para tentar obter maior adesão – ou seja, poder – dentro de uma comunidade discursiva. Foi possível inferir que estas estratégias, ainda que sejam estabelecidas para atender a uma lógica de mercado e expor marcas e outras diversas formas de publicidade, também funcionam como espaço de manifestação de dois fandoms que por momentos se unem e, por outros, criam disputas imaginadas entre as duas cantoras.
Referência(s)