Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre espaços públicos e privados

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 23; Issue: 50 Linguagem: Português

10.46391/alceu.v23.ed50.2023.360

ISSN

2175-7402

Autores

Ricardo Ferreira Freitas, Jorgiana Melo de Aguiar Brennand, Mônica Cristine Fort,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Shopping centers fazem parte dos cenários das cidades brasileiras. Hábitos de consumo em espaços privados relacionam-se à conveniência, oportunidade e segurança. Este texto visa a discutir sobre espaços de consumo públicos e privados com ênfase em malls. Emprega pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com consumidores que frequentam shopping centers e o espaço público da rua. Trata-se de relato parcial de estudo desenvolvido sobre cidades e consumo. Observa-se que espaços privados se tornam armadilhas de consumo em nome da segurança que a indústria do medo orquestra em grandes centros urbanos. O quadro teórico se baseia em pesquisadores das Ciências Sociais e da Comunicação Social, como Georg Simmel, Roger Caillois e Muniz Sodré.

Referência(s)
Altmetric
PlumX