Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i10.43116

ISSN

2525-3409

Autores

Vilmar Carneiro da Silva, Gustavo Pantoja Frazão, Wellington Pereira, Rayssa Renata Correa Pojo, Vinicius Antonio Pimentel Guimaraes, Jaqueline Mendes Bastos, Thalisson Pinheiro Lopes, Daniela Ferreira Tramontin, Mariana Cayres Vallinoto, Jorge Lopes Rodrigues Neto,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

Introdução: O aumento da popularidade das motos como meio de transporte tem sido acompanhado por um preocupante aumento no número de acidentes e mortes no trânsito. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos condutores de moto vítimas de acidentes de trânsito, atendidos no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Método: Este estudo utilizou um desenho epidemiológico ecológico descritivo e quantitativo para avaliar a morbidade hospitalar no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Foram obtidas informações sobre a morbidade hospitalar através do DATASUS, utilizando o TABNET, e dados populacionais do IBGE. Resultado: Foram contabilizadas mais de 100 mil internações hospitalares no Estado do Pará, a grande maioria na Região metropolitana I, onde se encontra o Município de Ananindeua que, além de liderar em número de hospitalizações também lidera o ranking de municípios com maior número de óbitos. A prevalência do gênero masculino, pardos e com idades entre 20-24 anos. A taxa de mortalidade é maior no município de Belém com média de permanência de 11,3 dias. Conclusão: Os Municípios de Ananindeua e Belém emergem como epicentros desse cenário e, por isso, apresentam a necessidade de ações preventivas e políticas voltadas para a segurança no trânsito nessas duas localidades.

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