Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A sucessão familiar pela percepção de jovens alunos da Casa Familiar Rural Regional de Alpestre/RS - Brasil

2023; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35642/rm.v7i1.958

ISSN

2594-4754

Autores

Tatiane dos Santos, Élister Lílian Brum Balestrin Fanin, Nain Nogára, Ivan Machado Martins, Valdecir José Zonin,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

A sucessão rural se qualifica como um processo construtivo quando o compartilhamento na tomada de decisão e no gerenciamento da propriedade envolve a participação dos jovens. O presente artigo objetiva analisar a percepção dos jovens que estudam na Casa Familiar Rural Regional de Alpestre, Rio Grande do Sul, em regime de pedagogia de alternância, sobre as possibilidades de sucessão rural em suas famílias. A metodologia utilizada para responder ao objetivo desenha-se como uma pesquisa explanatória e exploratória, com a realização de estudo de caso desenvolvido na Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Regional de Alpestre, a partir de entrevista com 60 alunos, que estudam em regime de pedagogia da alternância. Os resultados apontam que 70% dos entrevistados consideram a propriedade de sua família um potencial produtivo para desenvolver a sucessão familiar. Por outro lado, 50% entendem o diálogo como importante indicador de probabilidade de concretização do processo sucessório, aliado ao compartilhamento da tomada de decisão. Em relação às principais motivações em desenvolver a sucessão, sinalizam a qualidade de vida no meio rural, a possibilidade de ascensão financeira e a qualificação das atividades produtivas. Nesse sentido, a oportunidade de estudar na Casa Familiar Rural foi evidenciada como um motivador a mais no processo sucessório devido, a metodologia voltada a discutir as realidades rurais locais e incluir o jovem nesse debate. Concluiu-se que, na percepção dos jovens rurais amostrados, a sucessão rural mantém um processo de construção e diálogo, sendo fundamental o fortalecimento de políticas públicas potencializadoras das atividades produtivas desenvolvidas pelas propriedades rurais. ABSTRACT Rural succession qualifies as a constructive process when sharing in decision-making and property management involves the participation of young people. This article aims to analyze the perception of young people who study at Casa Familiar Rural Regional de Alpestre [Regional Rural Family House of Alpestre], Rio Grande do Sul, under the regime of alternating pedagogy, on the possibilities of rural succession in their families. The methodology used to answer the objective is designed as an explanatory and exploratory research. It was developed a case study at High School Regional Rural Family House of Alpestre, from an interview with 60 students who study in the regime of pedagogy of alternation. The results indicate that 70% of respondents consider their family's property a productive potential to develop family succession. 50% understand dialogue as an important indicator of probability of achieving the process, coupled with shared decision-making. In relation to the main motivations in developing succession, they signal the quality of life in rural areas, the possibility of financial ascension, and the qualification of productive activities. In this regard, the opportunity to study in the Rural Family House was evidenced as an additional motivator in the succession process, with the methodology aimed at discussing local rural realities and including young people in this debate. It was concluded that, in the perception of rural youth sampled, rural succession maintains a process of construction and dialogue, with the strengthening of public policies that enhance the productive activities developed by rural properties being fundamental. Keywords: Succession in agriculture, Alternation Pedagogy, Rural Youth.

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