
O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
2023; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.25110/educere.v23i3.2023-026
ISSN1982-1123
AutoresRian da Silva Oliveira, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Corrêa de Oliveira, Sílvia Regina Sampaio Freitas,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoAs aulas expositivas não são totalmente eficazes, uma vez que promove aprendizagem baseada na memorização e reprodução do conhecimento de curto prazo. Nesse sentido, a utilização de estratégias de ensino complementares, como o jogo didático, para o ensino da anatomia da célula animal se torna uma estratégia factível para a complementação e consolidação dos conhecimentos perpassados pelos docentes, além de promover aprendizagem significativa para os alunos. Neste artigo, apresentamos uma proposta metodológica baseadas no uso de jogos didáticos para a complementação do ensino da anatomia celular. A metodologia foi testada por um grupo de alunos de graduação e, posteriormente, por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Tefé/AM. Questionários pré e pós jogo didático foram aplicados com o intuito de verificar se o uso do jogo didático contribuiu para a aprendizagem dos assuntos sobre a anatomia da célula animal. Os resultados obtidos indicaram uma discreta melhora na compreensão de alguns assuntos. Contudo, os demais resultados indicaram que o jogo didático não foi o suficiente para a promoção da aprendizagem plena sobre a célula animal, suas organelas e funções. A partir dos resultados da pesquisa percebeu-se que não basta realizar aula teórica e utilizar um instrumento didático complementar; deve-se trabalhar teoria juntamente com a prática da construção dos recursos didáticos pelos alunos, visando a contextualização da anatomia celular. Sugere-se, portanto, que mais pesquisas sejam desenvolvidas com o intuito de formular novas abordagens conceituais sobre a anatomia celular, mediante as informações disponibilizadas.
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