MATEMÁTICA É COISA PARA HOMENS? REFLETINDO SOBRE INCLUSÃO DE GÊNERO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34179/revisem.v8i2.18521
ISSN2525-5444
AutoresRaphael Barros Teixeira, Edmilson Minoru Torisu,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO texto do artigo apresenta um recorte de pesquisa cujo principal objetivo foi investigar contribuições que um conjunto de encontros, voltados à discussão sobre inclusão de gênero em Matemática, trouxe para a formação de um grupo de estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Minas Gerais. Os encontros, nos moldes do grupo focal, ocorreram por meio da plataforma Google Meet com cinco estudantes, quatro mulheres e um homem. Os conceitos centrais norteadores dos encontros foram inclusão, gênero e inclusão de gênero. Os resultados revelaram algumas contribuições para a formação dos estudantes. Eles e elas passaram a compreender: a necessidade de um olhar crítico sobre situações de discriminação contra a mulher, inclusive em Matemática, e a necessidade de caminhar em uma direção que mude comportamentos e de praticar ações que levem a isso; que a discussão de gênero pode ser inserida na pauta de inclusão; que eles estão fazendo história em termos de avanços na formação do futuro professor de Matemática; a importância das pesquisas; que os estereótipos de gênero contribuem para processos de exclusão da mulher. Palavras-chave: Inclusão; Gênero; Matemática; Formação inicial de professores de Matemática.
Referência(s)