TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
2023; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.46550/amormundi.v4i7.301
ISSN2675-9152
AutoresJones Pereira de Oliveira, Geanine Ribeiro Faria Sales, Monique Bolonha das Neves Meroto, Sueli Gonçalves de Souza Andrade,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA utilização das tecnologias nas instituições escolares é importante e necessária para atender as demandas de atualização das estratégias metodológicas e para oportunizar a formação de propostas pedagógicas que contemplem a educação e a cidadania de modo a minimizar os riscos que as mídias digitais ou a exposição podem acarretar, como exposição de dados, crimes, bullying, cyberbullying, dentre outros. Fazem-se necessárias práticas pedagógicas e digitais sabendo quais são as informações verdadeiras, quais os sites seguros, quais os cuidados ao acessarem, realizarem cadastros. Por isso, sob o aspecto de pesquisa bibliográfica, composta por levantamento de dados em revistas, periódicos e artigos, o presente estudo foi realizado com o objetivo de levantar os riscos, as práticas digitais e quais as propostas que a escola pode desenvolver para que sejam identificados os direitos e os deveres do contexto digital, bem como ao comprometimento da segurança nas redes. O que propiciou concluir que a escola é o espaço no qual os alunos devem ser ensinados acerca do uso ativo, crítico, consciente e correto das tecnologias para que elas tenham mais do que o caráter de interação, mas a proposição pedagógica para o aprendizado com cuidados, cautela, uma vez que crianças e adolescentes já possuem facilidade de acesso e utilização dos recursos das tecnologias em aplicativos e dispositivos com os quais podem acessar informações, comunicarem-se e aprenderem sobre temáticas diversas.
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