Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de medidas físicas de baixo custo para uso didático voltado para a engenharia civil
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.10-234
ISSN1988-7833
AutoresJosé Benício da Cruz Costa, Alexandre Guimarâes Rodrigues, Renato Martins das Neves, Gustavo da Silva De Almeida,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho apresenta e disponibiliza à comunidade acadêmica todas as instruções para a construção e uso de um dispositivo multisensor de aquisição automática de dados - Data Acquisition System (DAQ - acrônimo em língua inglesa), para tomada de medidas físicas. O aparato desenvolvido e testado, permite a tomada de medidas individuais ou combinadas dos seguintes sensores: 1) deformação - fazendo uso de extensômetro ligado a uma ponte de Wheatstone com sinal amplificado por um módulo HX711; 2) força - a partir do uso de células de carga o sinal é amplificado pelo mesmo módulo do item anterior; 3) deslocamento - por intermédio de um potenciômetro de régua; 4) temperatura - utilizando um sensor modelo DS18B20. O DAQ utiliza o módulo Wifi ESP8266. Para tornar possível a visualização de todas as informações relativas à conexão com a Internet e ao processamento dos dados coletados, foi desenvolvido um conjunto de instruções operacionais que foram programadas diretamente no hardware do equipamento (ESP). Trata-se de uma Firmware que para esta situação se caracteriza como um “software embarcado”. As grandezas medidas com o uso dos sensores do DAQ (deformação, força, temperatura e deslocamento) foram comparadas com medições realizadas por meio de equipamentos existentes na Instituição, tais como: aquisitores de dados, dinamômetros, balanças, relógio comparador e termômetro. O trabalho também apresenta reflexões que justificam o uso do dispositivo do ponto de vista didático/metodológico. Análises qualitativas investigando aspectos de usabilidade, versatilidade, personalização, precisão e confiabilidade do equipamento estão em desenvolvimento. A partir dos resultados iniciais obtidos, pode-se concluir que o DAQ demonstra ter potencial para utilização em laboratórios didáticos e em disciplinas teóricas dos cursos de graduação da Engenharia Civil, tornando-se um recurso útil para a modernização do ensino de graduação de engenharia.
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