Futebol-empresa: o capitalismo chegou, afinal, no futebol brasileiro
2023; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54786/revistaeptic.v25i1.18517
ISSN1518-2487
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo aborda as recentes transformações econômico-políticas experimentadas pela organização do futebol nos últimos 20 ou 30 anos, pelas quais os antigos "clubes" esportivos de natureza não lucrativa tornaram-se empresas voltadas para o lucro, comandadas pelo capital mediático-financeiro. O artigo sugere uma abordagem teórica relacionando a categoria "espetáculo" nos termos de Debord a categorias da Economia Política da Informação e Comunicação. Conclui considerando o futebol, hoje em dia, uma indústria que ainda mobiliza as emoções de milhões de pessoas, mas que precisa ser entendido e regulado como um setor econômico dos mais importantes no processo geral de acumulação de capital.
Referência(s)