
O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens
2023; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5585/46.2023.23595
ISSN1983-9294
AutoresJuliane Cláudia Piovesan, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA Educação Infantil é a etapa humana de um processo crescente e determinante de aprendizagens e desenvolvimento do indivíduo. Assim, o docente desse nível de escolarização necessita de saberes e conhecimentos que corroboram significativamente no trabalho pedagógico. Este artigo bibliográfico intenciona refletir sobre a criança da primeira infância e analisar as mobilizações de saberes que elas provocam na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. Considerando esses elementos, apresenta algumas concepções da infância e os saberes necessários ao professor da Educação infantil. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de entender a infância e a singularidade da criança, produtora de conhecimentos, de sonhos e de culturas, bem como apreender as concepções que elas trazem para o cotidiano escolar da educação infantil. Em decorrência, passam a ser atores na construção da identidade do professor, na reflexão e reelaboração de foregrounds.
Referência(s)