A importância do endomarketing: estudo de caso na SLV Engenharia
2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 10 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v14i10.3059
ISSN2178-9010
AutoresC. Ferreira, Fernanda Beatriz da Silva Leonel, R. Silva, Adriano do Nascimento Piedade, José Carlos Alves Roberto, José Roberto Lira Pinto,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA empresa, SLV Engenharia Ltda, situada na Rua José Pinto Correa, N* 01, bairro Parque 10, na cidade de Manaus – AM. Esta que se enquadra entre as empresas prestadoras de serviços de manutenções corretivas, assessoria e estudos, confecções de painéis elétricos. Classifica-se como uma empresa de pequeno porte. A partir dos resultados fornecidos pelo diagnóstico organizacional, realizado na empresa, foi identificado como área mais critica o departamento gestão de pessoas (GP), por conta da carência do endomarketing. Para orientar as ações de melhoria propostas para o marketing interno, o estudo pretende responder a seguinte questão norteadora deste artigo, compreende-se por pergunta-problema um questionamento meritório para nortear o pesquisador como: De que forma estratégias para retenção de talentos, tais como o endomarketing, pode gerar efeito positivo no baixo índice de turnover e absenteísmo na empresa? Tendo como objetivo geral, adotar estratégia de endomarketing a fim, de reduzir o índice de turnover e absenteísmo na organização, de forma a promover um ambiente de trabalho saudável. Quanto a natureza da pesquisa é de cunho exploratória, que consiste em métodos para sumarizar e organizar as informações por meio de uma determinada amostragem dedos coletados. Para chegar a esta conclusão, foi necessária uma pesquisa de campo na empresa SLV Engenharia Elétrica, usando as seguintes ferramentas: formulários, visitas técnicas e entrevistas com os colaboradores e gestores. Espera- se promover na empresa um ambiente organizacional saudável através das ferramentas de endomarketing. As conclusões apresentadas podem orientar os gestores a aplicar efetivamente essas estratégias na organização.
Referência(s)