As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
2023; University of Minho; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21814/diacritica.5203
ISSN2183-9174
AutoresLuís Filipe Barbosa Loureiro Pipa,
Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoA criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.
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