Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco

2023; University of Minho; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/diacritica.4758

ISSN

2183-9174

Autores

Vítor Matos, Pedro I. S. Maia, Vera Fonte,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Obra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.

Referência(s)