Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso da plataforma Construct 2® na formação continuada de professores em jogos educativos virtuais

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 12; Linguagem: Português

10.21284/elo.v12i.16172

ISSN

2317-5451

Autores

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Edemar BENEDETTI FILHO,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este trabalho descreve um curso de extensão universitária para formação continuada de professores no emprego da plataforma Construct 2®, visando à criação de jogos virtuais para suporte ao ensino e aprendizagem de Ciências nos Ensinos Fundamental e Médio. O curso foi ministrado via Google Meet e os docentes criaram jogos eletrônicos envolvendo temas como História da Química, Física Nuclear e Nutrição, vivenciando a concepção e desenvolvimento de uma metodologia alternativa de ensino, bem como sua aplicação em sala de aula, na busca de uma abordagem lúdica e de uma aprendizagem significativa dos conteúdos. Os professores foram capacitados a elaborar seu próprio material didático tecnológico, ampliando sua compreensão sobre as aplicações promissoras de jogos eletrônicos na Educação e ressignificando suas práticas pedagógicas. Assim, os resultados do presente trabalho reforçam a importância da extensão universitária na formação continuada de professores atuantes na Educação Básica.

Referência(s)