Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional

2023; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 28; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782023280107

ISSN

1809-449X

Autores

Joviles Vitório Trevisol, André Brasil,

Tópico(s)

Higher Education Governance and Development

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de avaliação da pesquisa e da pós-graduação dos Países Baixos. As políticas implementadas ao longo das últimas quatro décadas consolidaram um sistema sui generis e estável de avaliação, contribuindo para fortalecer a liderança científica do país no cenário internacional. A experiência holandesa tem inspirado diversos países e suas lições também podem ser relevantes para a realidade brasileira. Nesse contexto, este estudo visou analisar as principais características do sistema holandês; compreender o papel da autoavaliação no sistema e apresentar uma experiência de autoavaliação desenvolvida por um notável centro de pesquisa da Universidade de Leiden. Com base nas lições apreendidas, concluímos apresentando alguns subsídios para o aprimoramento do sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX