
As políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional
2023; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782023280107
ISSN1809-449X
AutoresJoviles Vitório Trevisol, André Brasil,
Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoRESUMO Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de avaliação da pesquisa e da pós-graduação dos Países Baixos. As políticas implementadas ao longo das últimas quatro décadas consolidaram um sistema sui generis e estável de avaliação, contribuindo para fortalecer a liderança científica do país no cenário internacional. A experiência holandesa tem inspirado diversos países e suas lições também podem ser relevantes para a realidade brasileira. Nesse contexto, este estudo visou analisar as principais características do sistema holandês; compreender o papel da autoavaliação no sistema e apresentar uma experiência de autoavaliação desenvolvida por um notável centro de pesquisa da Universidade de Leiden. Com base nas lições apreendidas, concluímos apresentando alguns subsídios para o aprimoramento do sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação.
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