Engenharia didática para o ensino de sequência recursiva: o caso da sequência de Fibonacci
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.10-317
ISSN1988-7833
AutoresAna Cibely Aragão Monteiro, Carlos Henrique Delmiro, José Airton de Oliveira Faustino, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Rafael Pereira Eufrazio, Daniel Brandão Menezes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo de sequências é previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e evidenciado em habilidades, que envolvem progressões aritméticas e geométricas, que os estudantes do ensino médio devam desenvolver nessa etapa de ensino. Desse modo, com o intuito de ampliar o repertório matemático dos estudantes, esse trabalho possui como objetivo investigar situações didáticas sob a perspectiva da construção de sequência linear recursiva, em particular a sequência de Fibonacci, por meio de uma Engenharia Didática por estudantes do ensino médio. Para isso, a metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática, com o aporte da Teoria das Situações Didáticas para a etapa de experimentação e analise a posteriori. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola de tempo integral de ensino médio na cidade de Ipu/CE com 15 estudantes em uma disciplina eletiva. Apesar de apresentarem entraves iniciais quanto a fórmula de recorrência da sequência de Fibonacci, os estudantes, com a mediação docente, conseguiram afirmar quais são os primeiros dez termos da sequência e como determinar um termo utilizando os dois antecessores, sem o uso da fórmula.
Referência(s)