Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PERCEPÇÃO DOS ELEITORES NA ESCOLHA DO CANDIDATO A REITOR/DIRETOR GERAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n10-153

ISSN

1981-223X

Autores

Lara Kethelen Silva De Sousa, L. F. da Costa, Liana Eida Marques dos Reis, Suziany Leite Nascimento, Leonilde da Conceição Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as principais características de um candidato a Diretor Geral ou Reitor que influenciam na intenção do voto na visão dos discentes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Utilizou-se modelo teórico analisando os seguintes construtos: Intenção de Voto, Qualidade Percebida, Confiabilidade, Competência, Atratividade e Imagem Percebida. Empregou-se de método quantitativo, com caráter descritivo e corte transversal. Revela-se um total de 437 (quatrocentos e trinta e sete) respondentes aptos, deste total 185 (cento e oitenta e cinco) foram respondidos por servidores e 252 (duzentos e cinquenta e dois) foram respondidos por discentes. Os resultados evidenciam que alunos e servidores públicos de uma Instituição de Ensino podem ter visões distintas no que tange à escolha de um candidato. Sugere-se que isto ocorra pelo fato dos servidores e discentes terem perfis e funções diferentes dentro da instituição, por exemplo, os servidores são estáveis em seus cargos, podem lançar-se candidatos aos cargos de diretor e reitor na instituição, além de poderem criar relações políticas e pessoais que podem influenciar no seu voto. Já os discentes não almejam (e nem podem) concorrer a cargos de direção, por tal motivo buscam gestores que possam contribuir de forma significativa para o crescimento da instituição, sem interesses pessoais e/ou profissionais. Na amostra de servidores revelam-se como critérios de voto “a intenção de voto e a qualidade percebida”, e na amostra dos discentes revelam-se “a intenção de voto e a confiabilidade”.

Referência(s)
Altmetric
PlumX