
Quatro propostas abertas para fazer música na escola
2023; Volume: 12; Issue: 15 Linguagem: Português
10.33054/meb121505
ISSN2594-5181
AutoresMarta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fábio Soren Presgrave,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste texto apresenta quatro atividades elaboradas no contexto de uma pesquisa de Doutorado, realizada na Universidade de São Paulo. As atividades foram pensadas para suprir parte das demandas apresentadas pelos professores que fizeram parte da investigação. As propostas podem ser desenvolvidas em sala de aula em formatos distintos: com instrumentos de percussão, com a voz, com instrumentos musicais e com o corpo como instrumento. Como base para esses processos, serão apresentados alguns dos autores e ideias abordados na pesquisa, como Paulo Freire (2019), Christopher Small (1999) e Lygia Clark (1980). As reflexões do trabalho sugerem a ideia de se construir projetos abertos, que extrapolem a formatação curricular e propiciem a atuação dos estudantes e professores de forma ativa.
Referência(s)