A disputa pela liderança no setor brasileiro de supermercados: o caso do grupo Pão de Açúcar
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34140/bjbv5n4-005
ISSN2596-1934
AutoresJosé Renato Kitahara, José Augusto Giesbrecht da Silveira, Marcelo Goldman,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoDesbancado pelo Carrefour da primeira posição há alguns anos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) reagiu e voltou a ocupar o primeiro lugar. Essa disputa tem muito a ver com estratégias de firmas francesas no além-mar, pois o Carrefour brasileiro é subsidiário integral da empresa francesa e o Pão de Açúcar, desde 1999, tem importante participação acionária do grupo francês Casino. Este artigo analisa, por meio dos resultados operacionais do setor supermercadista brasileiro e dos números financeiros do GPA, as várias ações estratégicas que foram desenvolvidas pelo grupo e que permitiram que ele atingisse, de acordo com os critérios da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, a liderança do setor em 2000. O artigo destaca principalmente o período entre 1991 e 2001, no qual, a partir de uma condição agonizante experimentada no início dos anos 90, o GPA se transformou em modelo de gestão em seu setor, concorrendo com importantes grupos nacionais e internacionais, em um período de grande turbulência econômica. O trabalho termina com algumas questões sobre quais poderão ser as perspectivas futuras deste importante grupo empresarial brasileiro.
Referência(s)