
Pesquisa em Educação Ambiental e políticas públicas
2023; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 10; Linguagem: Português
10.47401/revisea.v10.19718
ISSN2359-4993
AutoresRenata Priscila da Silva, Manoel Sérgio de Oliveira Neto, Carmen Roselaine de Oliveira Farias,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoA pesquisa analisou produções científicas sobre políticas públicas nos Anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período de 2001 a 2019. Este evento possui abrangência nacional e importância na formação do campo científico da educação ambiental brasileira. A pesquisa seguiu uma metodologia qualiquantitativa, conjugando análise estatística descritiva e análise textual para a formação de categorias emergentes. Foram identificados 100 trabalhos, que representam 12% da totalidade dos artigos publicados no EPEA ao longo de dez edições. A maioria vem da região Sudeste e de universidades públicas. A primeira autoria é predominantemente de mulheres, 70% dos trabalhos e destaca-se a forte presença de mestres e doutores, bem como de estudantes da pós-graduação. Sobre as temáticas dos trabalhos, foram formadas onze categorias, sendo mais expressivas "Políticas de educação ambiental e a educação básica" e “Programas, projetos e ações de educação ambiental”.
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