Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Oficinas pedagógicas

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Linguagem: Português

10.29378/plurais.v8i00.15430

ISSN

2447-9373

Autores

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Paulo Pires de Queiroz,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.

Referência(s)