Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.22409/tn.v20i42.53363

ISSN

1808-799X

Autores

Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

presente artigo discutirá a inserção da pedagogia das Competências e das Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela via da atuação de dois agentes da sociedade civil ligados à burguesia: o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Roberto Marinho. A investigação se lançou sobre os documentos divulgados pelas duas Instituições e sobre legislações educacionais. Assim, compreendemos que a educação demandada pela burguesia nessa nova etapa do desenvolvimento capitalista compromete ainda mais a formação dos jovens em nome da adequação ao mercado de trabalho.Palavra-chave: Competências socioemocionais; Trabalho simples; Aprendizagem; Comportamento.

Referência(s)