
INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO: O JORNALISMO “PRETO E LIVRE” DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ALMA PRETA
2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2176-1507.v28i2p226-239
ISSN2176-1507
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo reflete sobre a comunicação alternativa e o jornalismo alternativo e antirracista, por meio da análise das editorias e pautas da agência de notícias Alma Preta, focada na temática racial. Diante das constantes transformações jornalísticas e de novas práticas informacionais, veículos de mídia alternativa resgatam o conceito de comunicação alternativa dos anos 1960 e 1970, como uma opção à mídia hegemônica. O site Alma Preta assume esse papel ao abordar temas como as questões raciais, de gênero e direitos humanos. O texto apresenta uma discussão teórica embasada em autores como Peruzzo (2006, 2008, 2009), Oliveira (2009) e Felix, Fragoso e Costa (2017). Além disso, busca compreender os princípios da atividade jornalística alternativa e antirracista ao explorar as características e propósitos da Alma Preta.
Referência(s)